Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese






Partilhe esta Página




Total de visitas: 16989

Empresas

Empresas

O papel dos Economistas nas empresas


Economia de Empresas

Nas empresas, o economista pode desenvolver estudos e análises em duas áreas : macroeconomia (aspectos gerais da economia que afetam a empresa) e microeconomia (questões específicas da empresa). No que diz respeito ao que acontece dentro da empresa e com o setor específico da economia ao qual ela pertence, o economista está apto a desenvolver trabalhos relacionados ao planejamento estratégico, departamento financeiro, estudo de mercados, conjuntura econômica e ambiente de negócios, custos e orçamentos empresariais. Ele ainda analisa o desenvolvimento sócio-econômico e gestão empresarial.


Consultoria e Assessoria

O Economista presta assessoria e consultoria em questões como gestão e análise econômicas, planejamento estratégico, estudos e pesquisas de mercado, projetos e organização. O profissional de Economia trabalha ainda com estudos e análises de macro e microeconomias, economia externas e interna, preços/custos, tarifas e mercados financeiros, dentre outros.

A vontade das pessoas de terem seu próprio negócio e as vantagens da terceirização para as empresas e órgãos provocaram o aumento na prestação de serviços de consultoria e assessoria. Neste setor, as atividades dos economistas podem ser classificadas como esporádicas, diárias e mensais.

Assessoria de Projetos Agroindustriais/Agrobusiness

Análises de competitividade, oportunidades, agroindustriais, definição de custos e preços, mercados de manufaturados (indústria), produção agrícola, preços nacionais e internacionais, concorrência, nichos de mercado, desempenho de bolsas de mercadorias, situação de colheitas, demandas por commodities no Brasil e no resto do mundo são algumas das atividades da assessoria dos economistas nestes setores.

O economista está atento a questões como o desempenho do agrobusiness, das bolsas de mercadorias, situação das colheitas e demanda por commodities no Brasil e no resto do mundo. Este profissional tem sido muito procurado para acompanhar a conjuntura do País e desenvolver estudos e projetos setoriais para agroindústrias e agrobusiness.


Orientação em Comércio Exterior

Com uma visão da globalização pela qual passa hoje a economia mundial, o economista está apto a atender os pré-requisitos para o exercício desta atividade. O profissional nesta área trabalha tanto para o governo quanto para empresas privadas, como exportadoras, bancos, indústrias, dentre outras.

Entre as funções dele estão diagnosticar as economias de outros países, traçar gráficos comparativos com a situação brasileira, identificar áreas para investimentos e comércio, descobrir oportunidades de investimentos que passam desapercebidas, dar consultoria às empresas estrangeiras sobre o processo de privatização brasileiro, avaliar condições para o estabelecimento de joint ventures no exterior e outros.

O economista é, nesta área, um pesquisador de mercado. Alguns dos pré-requisitos que este profissional tem são formação cultural sólida, com ênfase em História Contemporânea e Geografia, domínio da língua inglesa, conhecimentos de recursos de informática, visão ampla de mercado para aferir cotações de preços, custos, câmbios, além de ter de ficar atento ao mercado de ações das principais bolsas mundiais. Ele ainda desenvolve uma percepção aguçada para entender o lado econômico que se esconde nas sombras das decisões políticas.

Elaboração de Estudos Mercadológicos

Ao Economista compete elaborar estudos de mercado e de comercialização. No primeiro caso, ele vai dimensionar a oferta e procura dos bens e serviços em determinada área geográfica, identificando os potenciais consumidores e a existência ou não de demanda para estes bens e serviços em questão. Já no segundo caso, o economista vai analisar e propor as formas e condições mais rentáveis para que o bem ou serviço analisado chegue até o consumidor final pelo menor preço possível.

Perícia


O economista está gabaritado a fazer perícia, ou seja, constatar minuciosamente a natureza técnico-científica dos fatos e operar as prováveis causas que deram origem às questões de natureza econômica ou financeira. Nesta área, o economista desenvolve atividades de cálculo em processos judiciais, tanto através de nomeação pela autoridade judiciária quanto requisitado pelas partes como assistente técnico.Os profissionais de economia têm tido uma maior atuação junto a Justiça Trabalhista, mas em qualquer âmbito do Poder Judiciário o seu trabalho é solicitado para embasar ações que requeiram cálculos de atualização econômico-financeiros.

Fonte:Mundo Vestibular